segunda-feira, 28 de março de 2011

Mitos e Tabus Sexuais - Carla Cecarello

Crédito da imagem: lua imaginada

Inspirada em um video sobre mitos e tabus sexuais do programa "Sexualmente: nós queremos discutir a relação", apresentado por Carla Cecarello, resolvi escrever sobre o assunto.

Nós terapeutas sexuais, sempre nos deparamos no processo terapêutico com as crenças sexuais dos nossos pacientes.

Alguns mitos e tabus sexuais são tão populares que acabam complicando o processo, e o que é pior, muitas vezes acreditamos tanto que nem questionamos essas informações. Elas são adquiridas ao longo do nosso desenvolvimento maturacional e são passados por nossos amigos, professores, familiares e acaba limitando e comprometendo o nosso comportamento sexual.
Quando quebramos e vencemos um tabu, além de melhorarmos o comportamento sexual ainda impedimos que essa informação errada seja passada para outras pessoas.

Alguns mitos: o orgasmo vaginal e clitoriano são diferentes; pênis grosso dá mais prazer; homem com pênis grande é mais potente; ânus não é fonte de prazer; a mulher tem que fazer sexo anal só para agradar o parceiro; a relação acaba assim que o homem ejacula;

QUEBRANDO MITOS:

MITO 1 - O orgasmo vaginal e clitoriano são diferentes:

O orgasmo clitoriano é igual ao vaginal, porque o orgão que precisa ser estimulado para a mulher obter orgasmo é o clitóris, seja externamente ou internamente.

Quando o clitóris é estimulado externamente através da masturbação, enche de sangue, fica levemente inchado  similar a uma ereção masculina, esta estimulação direta pode levar a maioria das mulheres ao orgasmo. Já o orgasmo vaginal é a estimulação do mesmo clitóris, mas na parte interna da vagina, para ser mais preciso, no primeiro terço da vagina, só que o clitóris está coberto por músculos e mucosa, com isso essa estimulação é feita de forma indireta, e fica mais difícil para a mulher chegar ao orgasmo.

As mulheres fazem essa diferenciação porque a percepção do orgasmo pela estimulação externa é mais intenso.


MITO 2 - O pênis quando é mais grosso ou grande proporciona mais prazer:

Apesar da crença ser muito forte principalmente entre as mulheres, não tem nada a ver tamanho ou espessura com prazer. 
A vagina é elástica e se amolda de acordo com a espessura do pênis, seja grosso ou fino. Com relação ao tamanho, a vagina tem tamamnho de 7 a 8 cm, quando excitada após estimulação chega a 14 ou  15 cm (sofrendo estimulação elaborada e adequada), sendo assim se o homem tiver um pênis com tamanho maior que 15 cm não deve penetrar todo ele, pois corre-se o risco de machucar o colo uterino da mulher.

MITO 3: O homem que tem o pênis grande é mais potente que o que tem pênis menor:

Tamanho não significa nada, o importante é a qualidade da relação, é conduzir o sexo de forma satisfatória.  Complementando a explicação anterior se o pênis tiver 20 cm, não pode e nem precisa penetrar todo dentro da vagina, a parte mais importante é a cabeça e metade do corpo do pênis para que ambos sintam prazer sexual.



INFORMAÇÃO IMPORTANTE: PROGRAMAR DIA, HORA E UM PASSO A PASSO DO QUE FAZER NA HORA DO SEXO NÃO FUNCIONA.

  

ASSUNTOS ABORDADOS NO VÍDEO:

Orgasmo Feminino e o clitóris; Casais que se amam, mas que não tem desejo sexual; Espessura do pênis X  Prazer; Mudanças corporais no processo de excitação; Medo da descoberta do homossexualismo; Sexo a 3; Doença de peyronie; Cross-dressing; Ejaculação rápida; sexo na gravidez;  pílula do dia seguinte e muito mais...

Vale a pena conferir o video na integra:

PROGRAMA SEXUALMENTE: NÓS QUEREMOS DISCUTIR
A RELAÇÃO APRESENTADO POR CARLA CECARELLO.


INDICAÇÃO DE LIVRO PARA EJACULAÇÃO RÁPIDA: "Quando o Sexo é Mais Rápido que o Prazer".
Se quiser adquirir um exemplar usado pode encontrar no sebo ESTANTE VIRTUAL.

quinta-feira, 24 de março de 2011

AUTO-ESTIMA E O SEXO: TEM ALGUMA RELAÇÃO?

Créditos da imagem: Homemalpha

AUTO ESTIMA TEM TUDO A VER COM SEXO....
Nos últimos anos os casais estão demonstrando maior preocupação em melhorar o prazer sexual.

A sexualidade humana engloba emoções, afetos, sensações, e também o  ato sexual. Dessa forma, sentimentos e pensamentos influenciam e muito as vivências sexuais.

E o que é auto-estima? Segundo o dicionário on line priberam é "Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos seus atos e nos seus pensamentos".

Quando uma pessoa diz que está com a auto-estima baixa, quer dizer que apresenta sensações de  inadequação, de culpa, vergonha, ausência de confiança e amor-próprio. Sendo assim, o que será atingido não é somente a relação sexual, mas toda a vida.

Fatores importante para a sexualidade humana são a auto-estima, auto-imagem e auto-conceito. Isso porque a forma como VOCÊ se valoriza interfere em como irá exercer na sua sexualidade.

A auto-estima está em conjunto com a confiança do indivíduo em sua capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida e a percepção de si mesmo como pessoa merecedora de felicidade e qualificada para expressar desejos e necessidades.  Sendo assim, se a pessoa tem consigo um sentimeto muito forte de menos-valia, pode não ter prazer sexual por não se sentir no direito de reivindicá-lo.


Um ponto de atenção é que as queixas e sintomas sexuais podem, ser expressões de baixa auto-estima. Isso é expressado, por exemplo, quando uma pessoa não tem uma boa relação consigo ou com seu próprio corpo.


É o caso de mulheres que não conseguem ter orgasmo porque não estão satisfeitas com o corpo que têm, e se preocupam excessivamente com a aparência na hora da relação sexual. Muitas destas mulheres só mantem relação sexual com as luzes apagadas, pois ficam preocupadas se o o parceiro está reparando suas estrias, celulites, cicatrizes etc.

A vergonha ou receio de pedir ao parceiro que a estimule de outra forma também acaba influenciando,  mesmo porque algumas nem sabem identificar como gostariam de ser tocadas, pois não se masturbam solitariamente para conhecer seu corpo, e por isso acabam  mantendo relações pouco agradáveis.

As caracteristicas comuns nessas mulheres são: grande necessidade de sentir-se amada e de agradar ao parceiro, medo de fazer solicitações, dificuldades com o corpo e aceitação do que não gosta ou não quer.
Mas não são somente as mulheres que sofrem esse mal, os homens também apresentam dificuldades causadas pela baixa auto-estima, são eles: * Sentimentos de incompetência, de ser menos "homem" ou menos viril, grande cobrança interna, comparação com outros homens e insatisfação com a fragilidade.

Alguns ficam tão ansiosos e preocupados com seu desempenho sexual, pois acreditam que irão "falhar", que acabam apresentando dificuldades de ereção. Esta antecipação do fracasso são muito comuns, que normalmente levam a disfunções sexuais, e que na maioria das vezes são causados por insegurança e baixa auto-estima.

A Psicóloga especialista em Psicoterapeuta Sexual Graziella Lima afirma que um mecanismo que facilita no aumento da auto-estima para relação sexual é a estimulação das fantasias sexuais que fortalecem a relação, para complementar  é necessário que o casal converse sobre o sexo, para haver essa aproximação. Fantasiar em conjunto com o parceiro, também é uma opção cada um pode complementar a história de forma que ao final será bem estimulante para  ambos.
 
Temos que explorar este recurso que é exclusivo do ser humano, somente o animal humano fantasia, faz jogos sexuais e além disso tem relação sexual mesmo quando não estamos em período fértil, isso porque o sexo já deixou de ser só para procriação.
 
Neste jogo sexual vocês poderam descobrir o que é estimulante para seu parceiro e identificar o que mais te excita, deixando de lado os preconceitos e tabus que podem interferir na vida psicológica, inclusive afetando a autoestima, e refletindo na parte física. 
 
As fantasias sexuais contribuem para fazer com que a pessoa vivencie sua sexualidade de uma forma mais saudável e natural. Alguns artigos que podem contribuir para essas fantasias são brinquedos eróticos, acessórios, “roupinhas” específicas ou cenários inusitados. Inclusão de mel, leite condensado, frutas e outros para um pic nic sensual pode apimentar a relação.
 
Os homens podem também utilizar um figurino, vai a sugestão do que as mulheres gostam: uniformes de salva-vidas, professor de ginástica, bombeiros, garçom e policiais. Alguns estão ligados ao estereótipo de homens fortes, viris, que as servem e esportistas.

E os homens gostam que as mulheres vistam: enfermeira, colegial, aeromoças, secretárias, empregadas domésticas e até prostitutas.

ESQUEÇA OS PRECONCEITOS, ELIMINE OS MITOS E TABUS E ENTRE NO CLIMA.

segunda-feira, 21 de março de 2011

INDICAÇÃO DO BLOG: PSICOTERAPIA E SEXUALIDADE



Caros leitores,


A psicóloga e psicoterapeuta sexual Juliana Bonetti Simão, acaba de criar um blog muito interessante PSICOTERAPIA E SEXUALIDADE, que indico a todos vocês.

Algumas perguntas foram respondidas sobre sexo e sexualidade, trouxe uma amostra para vocês e caso se interessem em descobrir a resposta é só clicar AQUI.


Como descobrir quais são as zonas erógenas do parceiro?
Todas as pessoas têm a mesma zona de prazer?
Quais as zonas erógenas mais comuns?
Qual a diferença das zonas erógenas no homem e na mulher?
Quais são as melhores carícias para excitar as zonas erógenas do parceiro?
Quais são as posições sexuais preferidas do homem?
Existe alguma posição sexual que pode ser considerada a mais perigosa, tanto para o homem, quanto pra mulher?
Existe posição ideal para mulheres acima do peso?
Existe posição ideal para homens acima do peso?
Qual é a melhor posição para estimular o clitóris?
Qual é a melhor posição para mulheres que gostam de ficar no comando? 
Qual é a melhor posição para homens que gostam de ficar no comando?
Existe alguma posição que facilite a mulher engravidar?
Existe alguma posição que aumente o prazer na água (chuveiro ou piscina)?
Existe alguma posição capaz de diminuir a ejaculação precoce?
Existem posições que facilitem o orgasmo?
Existe posição ideal para mulheres que preferem homens de pênis grosso?
É possível que, quando o pênis for muito fino, a mulher não sinta tanto prazer? 
De que forma o Carnaval desperta o libido das pessoas?
Por que as pessoas se comportam de maneira diferente nesse período e costumam se soltar mais, cometer exageros? Por que elas esperam essa época para se soltar?
O uso de fantasias influencia na atitude  das pessoas?
 Geralmente no Carnaval, na micareta, alguns jovens saem na intenção de pegar geral, rola apostas para saber que vai beijar ou transar mais. Por que esse tipo de comportamento?
Até que ponto a curtição do Carnaval é considerado normal?
Como aproveitar bem o Carnaval sem a ressaca moral? 


E AÍ, O QUE ACHARAM DO BLOG, AGUARDO OS COMENTÁRIOS?

segunda-feira, 14 de março de 2011

QUADRINHOS ERÓTICOS

Créditos da imagem: luso-poemas

No post sobre Os “ativadores” do desejo sexual feminino - OS 5 SENTIDOS  falamos sobre a estimulação visual como recurso para aumentar o desejo sexual, assim como acontece na leitura dos CONTOS  eróticos.

Tanto os homens quanto as mulheres sentem-se estimulados sexualmente quando vêem artigos sexy shop, quadrinhos, fantasias sexuais, filmes eróticos e pôrno, entre outros, por isso, recomenda-se no tratamento de disfunções sexuais o uso de recursos eróticos visuais para ajudar no aumento do desejo sexual. 

Com o objetivo de ajudar nossos leitores e seguidores do blog, a aumentar o desejo sexual, começam  a partir de amanhã a postagem de quadrinhos eróticos.

Espero que gostem.
Boa leitura a todos!

Jovens usam Viagra e similares por diversão



Crédito: Somosglbt

Em 1998 o tão conhecido VIAGRA, foi lançada para acabar com a impotência sexual dos idosos.

A chamada “pílula azul” – sildenafila, tadalafila, vardenafila ou lodenafila - substâncias utilizadas para tratamento da disfunção erétil, está no ranking dos mais vendidos no país, tanto no mercado formal quanto no informal, isso porque homens jovens que não precisam do medicamento, estão consumindo por "diversão".

Não que o remédio seja proibido para jovens, mas é bom lembrar que a ingestão deste e de qualquer outro medicamento só deve ser feita sob prescrição médica. 

O urologista Dr. Sérgio alerta que o maior risco da utilização sem acompanhamento médico ocorre com a interação entre o Viagra e outros remédios que contém nitrato. "Nesses casos a vida é colocada em risco". Destaca ainda que é fundamental derrubar o mito de que o medicamento aumenta o prazer durante a relação. Além disso, há diversos efeitos colaterais, que vão de dores de cabeça e rubor facial ao raro priapismo - uma dolorosa e persistente ereção que pode durar horas ou até mesmo dias. 

Com o priapismo a ereção se torna dolorosa, se não for revertida em até 6 horas, pode levar a um quadro de impotência sexual pelo resto da vida. *(O sangue, que entra nos corpos cavernosos e provoca a ereção, fica retido em uma alta pressão e não dá vazão no momento da detumescência, e ocorre então uma coagulação deste sangue dentro dos corpos cavernosos, mudanças da oxigenação do tecido e, se não drenado em até 6 horas, leva a um processo de destruição dos capilares e nervos intra-corpóreos. Com isto, o individuo se torna impotente).

O efeito colateral mais comum  é a dor de cabeça. Isso acontece porque as substâncias são vasodilatadoras. É uma reclamação comum dos pacientes, e atinge de 10% a 20% de quem utiliza.”

Nota-se que ter um viagra sempre a mão, é uma forma dos homens sentirem-se protegidos contra a disfunção erétil, e também um desejo de ter o desempenho superior ao que já tem, pois a ansiedade e o medo acabam falando mais alto na hora do sexo, e com isso, ocorrem as falhas de ereção que são muito comuns no início da vida sexual.


Como funciona o VIAGRA? Pela potencialização do mecanismo que provoca o relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos do pênis, aumentando neles o influxo de sangue e determinando assim ereções firmes e prolongadas. Só funciona se houver estímulo sexual. VIAGRA é um medicamento e não um afrodisíaco.


Apesar de o índice de homens com algum grau de disfunção erétil no país ser considerado alto – cerca de 45%, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) –, não são os pacientes que necessitam de tratamento que buscam pelo me­­­dicamento. As farmácias vendem esses remédios sem pedir receita médica, uma exigência da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Homens tomam pílula por insegurança...


Após a quebra da patente, o medicamento barateou em 50%, com isso ficou mais acessível. É no fim de semana que jovens como Pedro e José (nomes fictícios), ambos de 29 anos, costumam fazer uso de substâncias indicadas para quem tem disfunção erétil, embora nenhum dos dois afirme ter o problema.

Segundo o presidente da SBU, Modesto Jacobino, o perigo de tomar as substâncias somente para melhorar o desempenho sexual é que ainda se sabe pouco sobre os prejuízos em longo prazo. “Não sabemos qual pode ser o efeito físico.” Entretanto, acredita que há mais perigo de uma dependência psicológica por parte dos jovens.

Quando homens (jovem ou idoso) apresentam problemas de ereção é necessário passar por uma avaliação médica para avaliar a possibilidade de problemas fisiologicos, se esta opção for descartada é necessário o encaminhamento para o psicoterapeuta sexual para que se inicie um tratamento

Referência:
Gazeta do Povo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...