quinta-feira, 24 de março de 2011

AUTO-ESTIMA E O SEXO: TEM ALGUMA RELAÇÃO?

Créditos da imagem: Homemalpha

AUTO ESTIMA TEM TUDO A VER COM SEXO....
Nos últimos anos os casais estão demonstrando maior preocupação em melhorar o prazer sexual.

A sexualidade humana engloba emoções, afetos, sensações, e também o  ato sexual. Dessa forma, sentimentos e pensamentos influenciam e muito as vivências sexuais.

E o que é auto-estima? Segundo o dicionário on line priberam é "Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos seus atos e nos seus pensamentos".

Quando uma pessoa diz que está com a auto-estima baixa, quer dizer que apresenta sensações de  inadequação, de culpa, vergonha, ausência de confiança e amor-próprio. Sendo assim, o que será atingido não é somente a relação sexual, mas toda a vida.

Fatores importante para a sexualidade humana são a auto-estima, auto-imagem e auto-conceito. Isso porque a forma como VOCÊ se valoriza interfere em como irá exercer na sua sexualidade.

A auto-estima está em conjunto com a confiança do indivíduo em sua capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida e a percepção de si mesmo como pessoa merecedora de felicidade e qualificada para expressar desejos e necessidades.  Sendo assim, se a pessoa tem consigo um sentimeto muito forte de menos-valia, pode não ter prazer sexual por não se sentir no direito de reivindicá-lo.


Um ponto de atenção é que as queixas e sintomas sexuais podem, ser expressões de baixa auto-estima. Isso é expressado, por exemplo, quando uma pessoa não tem uma boa relação consigo ou com seu próprio corpo.


É o caso de mulheres que não conseguem ter orgasmo porque não estão satisfeitas com o corpo que têm, e se preocupam excessivamente com a aparência na hora da relação sexual. Muitas destas mulheres só mantem relação sexual com as luzes apagadas, pois ficam preocupadas se o o parceiro está reparando suas estrias, celulites, cicatrizes etc.

A vergonha ou receio de pedir ao parceiro que a estimule de outra forma também acaba influenciando,  mesmo porque algumas nem sabem identificar como gostariam de ser tocadas, pois não se masturbam solitariamente para conhecer seu corpo, e por isso acabam  mantendo relações pouco agradáveis.

As caracteristicas comuns nessas mulheres são: grande necessidade de sentir-se amada e de agradar ao parceiro, medo de fazer solicitações, dificuldades com o corpo e aceitação do que não gosta ou não quer.
Mas não são somente as mulheres que sofrem esse mal, os homens também apresentam dificuldades causadas pela baixa auto-estima, são eles: * Sentimentos de incompetência, de ser menos "homem" ou menos viril, grande cobrança interna, comparação com outros homens e insatisfação com a fragilidade.

Alguns ficam tão ansiosos e preocupados com seu desempenho sexual, pois acreditam que irão "falhar", que acabam apresentando dificuldades de ereção. Esta antecipação do fracasso são muito comuns, que normalmente levam a disfunções sexuais, e que na maioria das vezes são causados por insegurança e baixa auto-estima.

A Psicóloga especialista em Psicoterapeuta Sexual Graziella Lima afirma que um mecanismo que facilita no aumento da auto-estima para relação sexual é a estimulação das fantasias sexuais que fortalecem a relação, para complementar  é necessário que o casal converse sobre o sexo, para haver essa aproximação. Fantasiar em conjunto com o parceiro, também é uma opção cada um pode complementar a história de forma que ao final será bem estimulante para  ambos.
 
Temos que explorar este recurso que é exclusivo do ser humano, somente o animal humano fantasia, faz jogos sexuais e além disso tem relação sexual mesmo quando não estamos em período fértil, isso porque o sexo já deixou de ser só para procriação.
 
Neste jogo sexual vocês poderam descobrir o que é estimulante para seu parceiro e identificar o que mais te excita, deixando de lado os preconceitos e tabus que podem interferir na vida psicológica, inclusive afetando a autoestima, e refletindo na parte física. 
 
As fantasias sexuais contribuem para fazer com que a pessoa vivencie sua sexualidade de uma forma mais saudável e natural. Alguns artigos que podem contribuir para essas fantasias são brinquedos eróticos, acessórios, “roupinhas” específicas ou cenários inusitados. Inclusão de mel, leite condensado, frutas e outros para um pic nic sensual pode apimentar a relação.
 
Os homens podem também utilizar um figurino, vai a sugestão do que as mulheres gostam: uniformes de salva-vidas, professor de ginástica, bombeiros, garçom e policiais. Alguns estão ligados ao estereótipo de homens fortes, viris, que as servem e esportistas.

E os homens gostam que as mulheres vistam: enfermeira, colegial, aeromoças, secretárias, empregadas domésticas e até prostitutas.

ESQUEÇA OS PRECONCEITOS, ELIMINE OS MITOS E TABUS E ENTRE NO CLIMA.

Um comentário:

  1. Só faltou complementar os esteriótipos masculinos que são: servi-los, cuidar deles e sexo fácil. kkkk.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco suas ideias e dúvidas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...