quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ENTREVISTA COM OSWALDO M. RODRIGUES JR. SOBRE SEXUALIDADE MASCULINA



Entrevista realizada com Oswaldo M. Rodrigues Jr. Psicólogo (CRP 06/20610-7) - Formado pela Universidade São Marcos, tem dedicado a atividade profissional desde 1984 às questões da sexualidade. Prestou serviços de Terapia Sexual ao Instituto H. Ellis de 1984 a 1998, para o qual dirigiu a equipe de psicologia e terapia sexual e participou da coordenação dos cursos de Terapia Sexual e o de Especialização Livre em Sexualidade (extinto desde 1996, em prol dos cursos de posgraduação em Educação Sexual e Terapia Sexual, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, nos quais lecionou até 1998, em 2001 foi eleito para o Conselho Consultivo da World Association for Sexology (WAS), durante o XV Congresso Mundial de Sexologia, em Paris, quando tornou-se Secretário Geral e Tesoureiro da WAS até 2005. Foi re-eleito para o Conselho Consultivo para o termo 2005-2009, em Montreal (Canadá), durante o XVII Congresso Mundial de Sexologia, quando a entidade mudou de nome para World Association for Sexual Health. em 1987 participa da fundação da ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual – da qual participa do COA – Conselho de Orientação e Administração. Foi eleito Tesoureiro em 2001, Secretário Geral em 2002 e Presidente para 2003-2005.)

Além disso, Oswaldo contribui muito para o desenvolvimento da sexualidade humana, pois dedica-se a vários estudos e pesquisas nesta área além de várias publicações como:
  • PROBLEMAS SEXUAIS - Guia de casal para reconhecer e superar os problemas sexuais;
  • IDENTIDADE MASCULINA E SEXUAL;
  • SEXO, AMOR E DINHEIRO;
  • VAGINISMO, QUEM CALA, NEM SEMPRE CONSENTE...!!!;
  • INVENTÁRIO DE SEXUALIDADE;
  • APRIMORANDO A SAÚDE SEXUAL;
  • DISFUNÇÃO ERÉTIL;
  • OBJETOS DO DESEJO;
  • PSICOLOGIA E SEXUALIDADE
  • CEM DÚVIDAS SOBRE SEXO
  • e muitos outros.

Atualmente desenvolve um belíssimo trabalho como coordenador geral do Instituto Paulista de Sexualidade junto sua esposa Carla Zeglio e com vários outros profissionais  que compõem o corpo docente:  Psic. Carolina Costa Fernandes, Psic. Dra. Elaine Catão, Psic. Carla Zeglio, Psic. Ângelo Monesi, Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr, Psic. Giovanna Lucchesi, Psic Diego Viviani, Psic. André Bertoldi. Entre vários outros trabalhos.

Em meio a estas várias atividades Oswaldo tirou um tempinho para responder algumas perguntas para os leitores do blog prazer e orgasmo.


1- Homens que não tem o hábito de se masturbar podem ter problemas sexuais? (Ficam mais retraídos, assim como as mulheres que não se masturbam)

Homens que não tem hábitos de se masturbar tem pouco conhecimento sobre o próprio corpo e sensações físicas e sobre o que é definido como prazer. Existe pouca valorização sobre o desejo e as formas que lhe poderia trazer prazer. Provavelmente também tem pouca fantasia sexual no espaço mental e não se dedica a observar estímulos eróticos e sexuais, dando menor atenção a estes aspectos. Assim correm maiores riscos de desenvolverem disfunções sexuais.

2- Homem que são estimulados e não concretizam o ato sexual sentem dor nos testículos? Porque isso acontece? (As mulheres alegam que para elas é uma forma do homem manipular a situação para as mulheres fazerem sexo com eles).

A excitação sexual genital leva grande quantidade de sangue para os genitais. Com a ejaculação, uma descarga adrenérgica produz o refluxo do sangue que ingurgita os testículos e escroto, devolvendo este sangue à circulação geral. Quando não ocorre a descarga adrenérgica, para alguns homens o sangue continua em quantidade ao redor dos testículos que ficam muito mais sensíveis, e em alguns poucos homens aparece uma dor forte. Basta ejacular uma vez por semana que estes homens não terão estas dores.
Claro que alguns homens podem usar como desculpa para que ejaculem, tenha sexo...

3- Porque a maioria dos homens, após ter relação sexual com uma mulher perde o interesse por ela? Isso é característica individual ou de gênero? Existe algum estudo científico sobre isso?

A perda de interesse depende de como o interesse foi disparado. Se o interesse for apenas erótico, a relação sexual trará a satisfação e após isso o interesse se desfaz.
Se houver interesse em ligar-se socialmente e afetivamente, o interesse mantem-se pois não era apenas sexual.
Historicamente os homens são mais valorizados por demonstrarem o desejo sexual como prioridade acima das necessidades de envolvimento social ou afetivo.

4- Quais são os riscos do consumo de álcool e drogas para a sexualidade masculina?

Álcool, mesmo em uma dose, diminuirá a ereção peniana, já se demonstrava em experimentos na década de 1980... em grandes doses fatalmente comprometerá o relacionamento sexual. O uso de modo diário produzirá problemas neurológicos e dificultará ou impedirá a ereção a partir dos 40 anos de idade, e atualmente, não existem outras formas de tratamento que não seja o implante de prótese peniana de silicone para restabelecer a funcionalidade erétil.
Cada substância que altera a consciência pode trazer um resultado sobre o funcionamento sexual masculino. De modo geral, todo uso crônico ou um abuso momentâneo afetam de modo negativo esta função, dificultando ou impedindo a ereção, o controle ejaculatório, ou dimiuindo o desejo sexual.

5- Existe alguma doença que impede o homem de ter ejaculação? Tem cura?

Somente se houver um defeito anatômico ou doença que destrua a próstata (órgão responsável pela ejaculação). Um exemplo é o diabetes (e não adianta dizer que só tem um pouquinho de diabetes... se tem e não cuida, levará uns 5 anos, mas os problemas neurológicos podem afetar a ejaculação, embora provavelmente afetem a ereção primeiro). O mesmo ocorre com o álcool diário com 15 ou 20 anos de uso (mesmo que seja apenas um aperitivo nas refeições...).
Se for um problema físico, não tem cura.

6- A ingestão de álcool antes da relação sexual deixa o homem mais viril?

Não! O álcool dificulta a percepção sensorial, diminui a rigidez da ereção, diminui o prazer orgásmico físico.

7- O homem acometido de diabetes, colesterol  e pressão alta tem dificuldades de ter ou manter ereção, com o tratamento psicoterapêutico é possível obter melhora?

Estas doenças crônicas dependem de mudanças de hábitos para serem tratadas. A psicoterapia é a forma que conduz a mudanças de hábitos e auxilia a superar as doenças crônicas.
Alguns tratamentos médicos para estes problemas também podem produzir uma disfunção erétil, e a mudança de um medicamento é um primeiro passo para consertar a dificuldade sexual

8- É mito ou verdade que o homem que tem ejaculação rápida, possui muita sensibilidade no pênis?

Não é a sensibilidade no pênis que causa a ejaculação precoce.
A falta de compreensão de como produzir uma quantidade de prazer sensorial que não conduza à ejaculação é a fonte do problema.
A maior parte dos homens aprende que simplesmente deve procurar a ejaculação no sexo, e quanto mais cedo chegar lá, mais rápido cumpriu o papel que ele considera correto... então o erro é cognitivo, de autopercepcao e se encontra nas crenças que vive sobre a sexualidade.

9- A cirurgia de fimose tira ou aumenta a sensibilidade do pênis?

Nem uma coisa nem outra...
Num primeiro momento, por um prazo entre 1 e 6 meses existe uma falta de sensibilidade, pois os terminais nervosos foram cortados com a cirurgia. Os terminais se refazem e a mesma sensibilidade anterior passa a existir.

10- O Homem que precisa fazer cirurgia para retirada de próstata consegue ter ereção e obter relação sexual?

Durante a cirurgia os nervos erigentes podem ser afetados pelo mexer na região. Isto pode conduzir a dificuldades eréteis temporárias que duram de 6 meses a 4 anos. Nestes casos existe grande dificuldade com a ereção. Atualmente tratamentos preventivos começam a ser feitos logo antes da cirurgia e que diminuem o tempo de recuperação da ereção.

11- Por quê o sêmen tem variação de consistência?

Devido à variação de substâncias que o compõe, da alimentação da pessoa, da quantidade de água que ingere...
Cada homem tem suas variações, e mesmo durante a vida de um homem estas variações existem

12-O homem que se masturba frequentemente pode desenvolver dificuldade de ter ejaculação com a penetração por se acostumar com a ejaculação na estimulação solitária?

Apenas alguns poucos homens, e isto depende de características de personalidade. A maioria dos homens não passará por isso.

13- Quais os males e benefícios da masturbação solitária masculina?

O maior beneficio é a manutenção da função genital ao longo da vida, manutenção da produção  de testosterona, e o contato emocional com o corpo mantendo as percepções e sensações do corpo de modo coerente com a expressão da sexualidade.
Maleficio somente se for sintoma de uma doença mental... o que não é o caso da maioria absoluta dos homens!

14- A idade é um fator determinante para obter disfunção erétil?

Sim. Com o aumento da idade aumenta a chance do homem ter problemas de ereção peniana. Aumentam as chances de doenças e aumentam as possibilidades de problemas emocionais.

15- O que mais acomete os homens? Ejaculação rápida ou disfunção eretiva?

Aos 20 anos de idade 83% dos homens tem falta de controle voluntário sobre a ejaculação.
Aos 50 anos 52% dos homens tem algum problema de ereção.
Embora dependa da idade, o reconhecimento de falta de controle ejaculatório é mais comum, mesmo que metade destes homens nunca reconheça o fato.

16- Quais são os males do consumo de viagra?

Crer que somente com o medicamento a ereção ocorrerá...
Estes medicamentos são facilitadores de ereção, mas não fazem a ereção.

17- Os homens tem mais dificuldade em buscar tratamento?

Sim, embora valorizem mais o sexo do que as mulheres. Quando a
mulher reconhece que tem um problema sexual, o que nem sempre ocorre, ela tenta mais intensamente achar uma solução. O homem não aceita facilmente que precisa de ajuda.



LOGO MAIS TEREMOS UMA ENTREVISTA SOBRE DÚVIDAS, DIFICULDADES E MITOS SOBRE A SEXUALIDADE FEMININA, QUEM QUISER FAZER PERGUNTAS PODE ENVIAR PARA O E-MAIL: grazymcl@hotmail.com ATÉ O FINAL DESTE MÊS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco suas ideias e dúvidas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...