quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEXUALIDADE HUMANA

créditos: oliveirabritto


A sexualidade humana, transcende o componente biológico, pois gera prazer independentemente do ciclo reprodutivo, envolve um processo fisiológico e dimensões subjetivas do ser humano, como a capacidade de confiar, de sentir-se valorizado, aproximar-se e separar-se sem ansiedade excessiva, manter um padrão de relacionamento. Podemos pensa-la em três dimensões que se entrelaçam: a biológica, a psicológica e a social.

Como define a Organização Mundial de Saúde, saúde sexual é a integração dos elementos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, por meios que sejam positivamente enriquecedores e que potencializem a personalidade, a comunicação e o amor. Para Mota (2006) os órgãos genitais de cada parceiro sofrerão transformações fisiológicas e químicas no seu estado normal preparando-se para o coito.

Para Kaplan (1977) trata-se de uma sucessão altamente racional e ordenada de ocorrências fisiológicas cujo objetivo é preparar os corpos dos dois parceiros para a união reprodutora.

As transformações fisiológicas que visam preparar o organismo ainda não excitado para o coito, não se limitam à área genital, provocam reações vasculares, musculares e hormonais, afetando o funcionamento do organismo como um todo. Mais especificamente na região genital ocorre vasocongestão local, que é a dilatação reflexa dos vasos sanguíneos, provocando a lubrificação vaginal na mulher e ereção no homem (KAPLAN, 1977). Estas alterações corporais compõem o ciclo de resposta sexual elaborada por Masters e Johnson (1984), pioneiros em sexologia, e alterada posteriormente por Helen Kaplan(1977).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar conosco suas ideias e dúvidas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...